PcD: Como comprar carro com desconto

Pouca gente sabe, mas pessoas portadoras de algum tipo de deficiência podem comprar carros com desconto que pode chegar a 30%.

E é para ajudar essa parcela da população que eu decidi reunir aqui uma explicação de como funciona este benefício e também de como conseguir realmente comprar um carro com o desconto que é de direito da Pessoa com Deficiência.

Continue lendo e confira!

Quem pode comprar carro com desconto

Antes de qualquer coisa é preciso saber se você se encaixa nos requisitos contidos na lei que enquadram as pessoas com deficiência que podem aproveitar do benefício.

Podem comprar carros novos com descontos pessoas – condutoras ou não – que necessitem de um veículo que seja adaptado ou ao menos automático, que possuam determinadas doenças, sequelas ou que façam tratamentos que tenham como consequência falta de força, falta de sensibilidade, redução de mobilidade ou movimento ou formigamento e pessoas que tenham recomendação médica para evitar fazer esforços.

A lei não estipula de maneira clara quais as doenças ensejam a obtenção do desconto na compra de um carro 0km, diante disso, em nosso site falamos um pouco mais sobre quem tem direito a isenção de impostos, elencando com base em nossa prática cotidiana, as doenças quem podem ensejar o desconto na compra do seu veículo.

Entre as doenças contempladas com o benefício estão amputação, artrose, nanismo, paralisia, síndrome do túnel do carpo, mastectomia, esclerose múltipla, autismo, alguns tipos de câncer e muitas outras.

Como conseguir o desconto

A verdade é que o processo para obtenção do benefício muitas vezes é longo e envolve muita burocracia. Você tem duas opções, realizar todo o requerimento sozinho ou contratar um consultor para prestar auxílio.

A primeira coisa a se fazer é solicitar um laudo médico que ateste a sua deficiência e também as restrições que sejam decorrentes dela. O laudo pode ser emitido por um médico credenciado ao DETRAN ou por médico habilitado junto ao SUS. A lista de todos os médicos do Estado que são autorizados a fornecer o laudo está no site do Detran de São Paulo.

Informações sobre a compra de carro com desconto para deficiente.

Feito isso, pode ser necessário procurar uma autoescola especializada para que você possa obter ou atualizar sua habilitação para a CNH Especial. É nela que vão estar as especificações para adaptação no veículo.

O próximo passo é obter no Detran o Laudo para Condutor. É nele que o médico vai atestar o tipo de deficiência que você tem e também a sua eventual dificuldade para dirigir veículos sem adaptação, além de indicar o carro ideal para sua condição.

Com todos os documentos em mãos, é preciso ir até a Receita Federal e apresentar os documentos solicitados, que estão com detalhes no próprio site da Receita.

Feito isso, é preciso completar o processo na Secretaria da Fazenda, que requer os mesmos documentos exigidos pela Receita Federal e mais alguns específicos. Eles também podem ser encontrados no próprio site da Secretaria da Fazenda.

Por fim, é preciso solicitar a isenção do IPVA, que só pode ser feita após a aquisição do carro. Apesar de um pouco longo e burocrático, o processo todo vale a pena, afinal de contas, é um direito da Pessoa com Deficiência.

Conclusão

Como dissemos acima, o processo é bastante burocrático, e se algum procedimento não for devidamente seguido você pode encontrar problemas com o pedido de isenção, causando grande demora e frustração!

E o primeiro passo pra conseguir comprar um carro com isenção é estar acompanhado de quem conhece bem esse processo.

Como você deve imaginar, eu já ajudei muitas pessoas a conseguir o benefício, e o meu objetivo principal na criação deste Blog é auxiliar mais de 5.000 pessoas a comprar seu carro com isenção!

Pensando exatamente nisso, vamos te disponibilizar a oportunidade de ter nosso Manual passo a passo, ensinando a conseguir a Comprar um Carro com até 30% de Desconto e se livrar do IPVA.

Eu quero muito te ajudar com este processo!

Se quiser mais informações, clique no botão abaixo e nos vemos daqui a pouco!

Viviane Felippelli
Viviane Felippelli

Gerente de Relacionamentos Guardians – Já ajudou milhares de pessoas a conquistar o carro 0km com isenção.

Especialista em Isenções e responsável pelo atendimento de mais de 25 concessionárias parceiras da Guardians em todo o território brasileiro.

17 Comentários

  1. Fabio Winter disse:

    Tive um acidente de moto e fraturei o cotovelo e me submeti a varias cirurgias e com isso ocasionou q o braço ficou com 50%dos movimento de extensão e flexão eu tenho direito da compra com o desconto?

  2. Helder disse:

    A minha esposa tem Esclerose Múltipla, ela toma remédio para evitar os surtos, será que ela tem direito a isenção na compra de carro zero

  3. veronica disse:

    Bom dia Viviane…. tenho deficiencia auditiva moderada tenho insenção?

  4. Giovana Batista disse:

    Olá
    Eu preciso de ajuda, pois tenho 2 hérnias de disco ( cervical e torácica) e uma artrose no quadril…
    Como fazer para começar o processo para obtenção do desconto para compra de um carro semi ou automático?

  5. Julio Delmaschio disse:

    Bom dia Viviane, sou Júlio e tenho uma perda no braço esquerdo CID 10: S42.4 saberia me dizer se tenho direito na compra de veículo estou em busca.

  6. Naicon Naicrolis disse:

    Olá Viviane, eu tenho Miopia grau 3, é considerado uma deficiência para inserção?

  7. SIDIRLEI LEIDE GARCIA disse:

    fiz cirurgia de ombro como faco pra saber se tenho direito?

  8. Adinaldo Cardoso disse:

    Bom dia, tenho profissões na área lombar que me causam alguma limitação de movimentos, e também encurtamento muscular na perna direita. Isso dá direito as isenção?

  9. Luiz disse:

    Boa tarde.

    Tenho artrose e osteofitose , tenho direito a esse benefício?

  10. JOAO RICARDO PEREIRA CAMPISTA disse:

    boa tarde, tenho epilepsia. tem direito à desconto e isenção IPVA. E só em São Paulo?

  11. Claudia Gaspar disse:

    Gostaria de saber o e-mail da empresa onde você trabalha porque quero contratar seus serviços. A classificação da patologia é CID 10 – M54, M51 e M41 dão direito à isenção?

  12. Luiz Carlos Della Croche disse:

    Boa noite Viviane, tive um acidente com moto e cai de ombro no asfalto. Apos esse acidente, qualquer movimento um pouco mais brusco ele desloca e sai fora do lugar, tendo necessidade de ir ao hospital para coloca-lo de volta. Sabe informar se tenho direito???
    Obrigado !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *